Share

Montando um repositório local apt com o dpkg-scanpackages

Muitas vezes precisamos de um “Repositório local de pacotes – APT-GET” para aliviar o tráfego da banda de Internet ou qualquer outro motivo. O bom é que podemos utilizar um repositório local da mesma forma que os repositórios localizados em ftps, https e rsyncs espalhados pelos mirrors Debian mundo a fora, e ao invés dos computadores da rede irem buscar pacotes de programas na Internet buscarão na rede local. Considere que por mais rápida que seja sua Internet a rede local ainda será n vezes mais rápida.

O seguinte pacote deve está instalado: dpkg-dev_1.16.12_all.deb ou uma versão mais atualizada.

Para montar seu repositório você deve copiar os pacotes para um diretório, digamos, dentro do diretório /home. Crie os diretórios /home/apt/main e copie todos os pacotes que você deseja instalar pra ele. Vamos ao trabalho:

Para copiar os arquivos .deb do CD ou DVD de instalação use a sequência de comandos abaixo:

O comando a ser usado agora é o dpkg-scanpackages. Antes você precisará criar um arquivo para auxiliar no processo de criação do arquivo Packages.gz, arquivo que guarda as definições de pacotes e que será lido quando você executar o comando apt-get update.

O arquivo auxiliar, por padrão é um arquivo vazio, que é utilizado temporariamente no auxilio à criação do Packages.gz, no neste exemplo deve está dentro do diretório /home/apt/, use o comando abaixo para criá-lo:

Agora o processo efetivo de criação do arquivo Packages.gz:

Agora é só adicionar no /etc/sources.list a linha: deb file:/home/apt main/ Use o comando:

Para complementar, se você for usar apenas o repositório local, acrescente o seguinte parâmetro ao arquivo /etc/apt/apt.conf

“APT::Get::AllowUnauthenticated 1 ;” para que não apareça a mensagem: AVISO: Os pacotes a seguir não podem ser autenticados. Caso este arquivo não exista você poderá criá-lo.

Sequência de comandos completa:

Caso prefira usar seu repositório via http, possibilitando o uso via rede, é só instalar o apache2 e criar um link simbólico do diretório /home/apt para /var/www/. Exemplo:

E no /etc/apt/souces.list mude a linha deb file:/home/apt main/ para deb http://ip_do_pc_repositório/apt main/

Pronto se tudo foi seguido passo a passo seu repositório local de pacotes está pronto para uso.


Translate »