Share

Nesse artigo, Projeto Servidor Serial, nós faremos um pequeno projeto que envia para a rede tudo que recebe via UART e imprime na UART tudo que recebe da rede. Já vimos no artigo Comunicação serial assíncrona em Linux como funciona a UART e em Programação de Sockets Linux como trabalhar com sockets.

O código fonte que será apresentado pode ser testado em qualquer placa atual com Linux Embarcado, como BeagleBone, Raspberry pi, i.MX53 QSB, Olimex, Cubieboard, etc.

Você deve iniciar o software na placa, que irá criar um socket servidor que aguarda conexões na porta 5000. Quando o socket recebe um pacote com uma mensagem de texto pela rede, ele imprime na tela a mensagem recebida, através da serial. E quando recebe um texto pela serial, envia para o cliente que se conectou ao socket servidor. Depois que o programa iniciar, conecte-se ao servidor rodando na placa através de algum software cliente, e envie uma mensagem de texto qualquer.

A taxa de transmissão usada é 115200Kbps, detecção de erro por paridade, 8 bits por byte e controle de fluxo por software.

Star Network Pinguim

Código fonte do projeto

Demonstração do projeto no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=T50tQUJC3iY


Referências


[emailMarketingFoot]

Translate »