Share

Esta dica é para a turma que usa o Oracle VM VirtualBox como ferramenta de trabalho ou de estudo e por algum motivo quer que sua Máquina Virtual inicie no Piloto Automático (na inicialização do sistema). Se olharmos, na linha de comandos, a ajuda do VirtualBox poderemos notar não é um processo complicado, pelo contrário, é um procedimento simples. Vamos lá!

Olha a saída do comando:

VirtualBox --help

Observe a linha −−startvm <vmname|UUID> start a VM by specifying its UUID or name com a orientação de uso do comando para iniciar a máquina virtual usando o nome da Máquina Virtual ou o UUID da mesma. E como descobrir o UUID da máquina?

Vamos novamente a linha de comando para capturar esta informação, desta vez usando o comando auxiliar VBoxManage com a opção showvminfo NOME_DA_MÁQUINA_VIRTUAL. Pegando como exemplo uma maquina virtual denominada Debian 7, o comando vai ficar assim:

Veja parte da saída do comando:

VBoxManage showvminfo

A linha com UUID: c1bd3b74-7637-4d5b-810f-7d87378b16cd é justamente a linha que indica a UUID da sua máquina virtual. Só que esta UUID é da minha máquina virtual a sua será neste mesmo formato mais com outra sequência de caracteres.

De posse destes dados já poderemos testar no Terminal de sua preferência para ver o resultado.

Pelo nome da máquina:

Pelo UUID da máquina:

Pelo nome da máquina com tela cheia:

Pelo UUID da máquina com tela cheia:

Iniciando máquina VirtualBox Automaticamente

Quando queremos colocar algum aplicativo para iniciar junto com o ambiente gráfico Gnome uma das alternativas é criar um atalho tipo atalho de programa no diretório ~/.config/autostart no formato seu_aplicativo.desktop e torná-lo executável. Vou colocar um modelo abaixo. No terminal de linha de comando digite o seguinte comando:

e na área de trabalho do editor digite o conteúdo conforme o modelo a seguir:

Para encerrar o editor nano use a combinação de teclas CTRL + O em seguida <ENTER> e depois CTRL + X.

Ao concluir a criação do arquivo, modelo acima, execute o comando chmod para tornar o arquivo executável:

A opção X-GNOME-Autostart-Delay=2 diz para o Gnome para atrasar a inicialização do aplicativo devido a sobrecarga na inicialização do Ambiente Gráfico. Vale lembrar que esta opção, como dá para imaginar, só funciona no Gnome. As outras linhas do Script é para funcionar normalmente também no KDE, Xfce4 e etc.. Mas eu NÃO testei nestes; testei a já usei no Gnome.

Gostou da dica Iniciando máquina VirtualBox Automaticamente, sobre Linux, Gnome e VirtualBox? Comente, dê sua opinião!

[emailMarketingFoot]

Translate »