Share

Não longe quando acessávamos um dos repositório do Debian tínhamos a disposição todos os CDs e DVDs em formato iso para Download, nos dias atuais só são disponibilizados nos repositórios de CD os CDs de 1 a 8 e no repositórios de DVD os DVDs 1, 2 e 3.

Mas ai, e se por algum motivo você precisar de todas as mídias? O total de CDs principais são 67, ainda há outros de complemento para KDE, LXDE, XFCE e outros. Os DVDs totalizam 10 principais e outros complementares…

Então, neste tutorial, “Baixando DVDs do Debian com jigdo”, demonstrarei como baixar todos os CDs ou DVDs do Debian. Facilmente as instruções postadas aqui podem também serem aproveitadas para baixar outras distribuições derivadas.

O “Jigdo (uma junção de “Jigsaw” e “download”) é um utilitário normalmente usado para fazer o download e reunir  grandes quantidades de arquivos em um único; mais comumente imagem de disco óptico como: CD, DVD ou Blu-ray Disc (BD), que são montados a partir de muitos arquivos individuais componentes menores. Os arquivos constituintes podem ser locais e / ou recuperado a partir de um ou mais locais de espelhos na Internet. As características do jigdo são semelhantes aos BitTorrent, mas ao contrário de BitTorrent, Jigdo usa modelo cliente-servidor, não peer-to-peer.”

Texto traduzido de http://en.wikipedia.org/wiki/Jigdo

Como visto na tradução acima as imagens iso são baixadas em pequenas partes, arquivo por arquivo, e montadas em seu computador.

No Debian, deve-se primeiro, instalar o pacote jigdo-file:

Cria-se, no diretório HOME do usuário um subdiretório denominado debian-iso e em seguida, usando o comando cd vai para ele:

 Antes de iniciar o processo de baixa dos arquivos para a montagem das imagens iso é aconselhável verificar se há espaço suficiente em disco, principalmente se se pretender baixar todas as isos:

df menos h

Tudo bem? Há espaço suficiente? São necessário pelo menos 42G. No exemplo, imagem acima, não havia espaço suficiente, logo o processo seria interrompido por insuficiência de espaço.

Considerando que este não seja seu caso, vamos seguir com os próximos procedimentos.

Dentro do diretório ~/debian-iso execute o jigdo-lite e responda as requisições:

Primeiro você será solicitado a informar a URL dos arquivos .jigdo que são arquivos que contém as instruções para o jigdo.

Em http://cdimage.debian.org/debian-cd/ você encontrará, em seus subdiretórios, arquivos para diversas arquiteturas da versão atual do Debian. Vou exemplificar com amd64 jigdo-dvd que ficaria assim para baixar os 10 DVDs:

http://cdimage.debian.org/debian-cd/7.6.0/amd64/jigdo-dvd/debian-7.6.0-amd64-DVD-{1,2,3,4,5,6,7,8,9,10}.jigdo

Segundo, no próxima tela você será questionado sobre a verificação de segurança. Aqui pressionar ENTER é suficiente.

Terceiro, será solicitado o mirror debian de onde serão baixados os arquivos. Tenho usado os mirrors locais sem problemas: http://ftp.br.debian.org/debian/ você pode copiar esta URL e colar no terminal respondendo a solicitação.

Por último, será solicitado o mirror para baixar os pacotes non-US, os mirrors do Brasil não têm e quando tem não costuma funcionar satisfatoriamente, tenho usando: http://ftp.univie.ac.at/systems/linux/debian/debian-non-US/ ou http://debian.ethz.ch/debian-non-US/ sem problemas. Copie e cole qualquer uma e pressione ENTER para iniciar o Download dos arquivos.

São pelo tamanho, 42 Gigas aproximadamente, total das isos, com isso é possível imaginar que vai demorar… Em média tenho gasto algo em torno de 14:00 horas a uma conexão de 15 Mega.

Bem espero que o artigo passa ser útil a quem como eu necessita de montar repositórios de pacotes para instalação programas em rede local.

Aqui no blog há um artigo que publiquei em 25/05/2014 mostrando como montar o repositório e configurar nas máquinas locais. Ai vai o link abaixo:

http://softwarelivre.blog.br/2014/05/25/repositorio-de-pacotes-local-apt-get/

Sucesso, bom trabalho e diversão a todos.


REFERÊNCIAS:

https://www.debian.org/CD/jigdo-cd/#how
http://www.tldp.org/HOWTO/Debian-Jigdo/
http://tuxederivados.blogspot.com.br/2013/09/download-10-debian-dvd-com-jigdo.html

[emailMarketingFoot]

Translate »