Share

O Rsync é um utilitário Open Source (licença GPL) de linha de comando que objetiva sincronizar arquivos e diretórios local e remotamente em Sistemas Operacionais diversos: Linux, BSD, MacOS, etc.. A aplicabilidade desta ferramenta é bem diversificada, vai desde copias de arquivos (é meu programa preferido para cópia de arquivos grandes), a sincronização de diretórios inteiros de local para local e remoto. Boa pedida para uso em Backups de sistemas.

Há Rsync, devidamente empacotado, para diversas distribuições Linux e também está disponível para download os códigos fontes para compilação, bem como binários, inclusive para Windows, em http://rsync.samba.org/download.html.

Exemplos com comandos Rsync

Copiando uma imagem.iso de um diretório para outro na máquina local:

Copiando uma imagem.iso de um diretório para outro na máquina local mostrando o progresso da operação:

 Também é possível efetuar transferências de arquivos entre máquinas, para tanto é necessário que o host remoto tenha instalado o rsync e o ssh server (openssh-server no Debian e derivações).

Veja um exemplo transferindo uma imagem iso do damn small linux do diretório /tmp da máquina local para o mesmo diretório de uma máquina remota:

 Durante a operação de transferência a senha do usuário remoto será solicitada.

O mesmo exemplo acima, mas com a senha fornecida na própria linha de comando é possível desde que se tenha instalado na máquina local o utilitário sshpass (no Debian e derivações use # apt-get install sshpass):

 O comando acima pode ser bem útil para Backups programados.

Nos exemplos acima vimos como enviar da máquina local para remota, vamos inverter, da máquina remota trazendo para a local:

Neste caso transferimos a imagem iso do damn small linux do diretório /tmp da máquina remota para o mesmo diretório na máquina local.

Passando a senha via linha de comando fica assim:

O manual completo do comando pode ser visto em: http://rsync.samba.org/ftp/rsync/rsync.html

Muito bem,  este post Sincronização com Rsync, é apenas uma pequena fração do que se pode fazer com o Rsync, espero que seja útil aos leitores do Blog.

Até a próxima…


 

Referências:

rsync http://rsync.samba.org/
[emailMarketingFoot]

Translate »