Share

Em 29 de março de 2014 eu havia publicado no meu blog pessoal um passo a passo para auxiliar os meus alunos de Linux e demais visitantes a instalar o Oracle Java SE 7 SDK no Debian 7.0 e hoje, após instalar o novíssimo Debian 8.0 (Jessie) Lançado oficialmente em 25 de Abril, resolvi replicá-lo aqui, atualizado. Leiam abaixo:

Instalando Java SE 8 SDK no Debian 8 (Atualizado)

Apesar de estar disponível no repositório oficial do Debian uma versão do Java OpenJDK, openjdk-7-jdk, muita gente prefere usar a versão da Oracle por ter melhor compatibilidade com softwares não Debian e daí, os menos experientes em Linux, se deparam com inúmeras dificuldades para colocá-lo em funcionamento de forma correta; Mas, fique tranquilo, não é tão complicado assim. Primeiro baixe o pacote jdk-8u45-linux-x64.tar.gz – esta é a versão atual nesta data – ou equivalente em versão mais atual ou adequada a sua arquitetura de processador (32 ou 64 bits, no meu caso uso 64), no endereço http://www.oracle.com/technetwork/pt/java/javase/downloads/index.html e depois siga o passo a passo abaixo:

Descompacte-o no local de sua preferência. No meu descompactei em /opt/java por ser o local designado a programas de terceiros. Exemplo:

Em seguida rode os comandos abaixo. Veja que todos estão precedidos do ‘#’ indicando que foram executado pelo usuário ROOT:

Para testar se tudo está funcionando corretamente use o comando abaixo no terminal:

Se tudo estiver ok você verá a saída do comando igual ou parecida com essa:

java version “1.8.0_45”
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_45-b14)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.45-b02, mixed mode)

Para testar se também funcionou correto no navegador web, abra a Iceweasel, se já estiver aberto feche-o e reabra novamente para que ele leia as novas configurações de plugins, acesse http://www.java.com/ e clique em “Eu tenho Java?” e em seguida em “Verificar a versão do Java”. Se tudo estiver Ok você já pode desfrutar do Java da Oracle.

Bom proveito…

Translate »