Share

the-internet-of-things

O projeto de biblioteca de IoT para microcontroladores da série TIVA C da Texas Instruments, é uma iniciativa de uma empresa de Oslo, Noruega, que visa agregar várias tecnologias que possibilitem o uso de microcontroladores da série TIVA C em projetos de IoT. A biblioteca tem como base a pilha TCP/IP Lwip, que é open-source e pode ser baixado no endereço [1].

Uma das primeiras tecnologias implementadas na biblioteca IoT foi o “novo” protocolo WebSocket baseado na RFC6455, desenvolvido por mim e um colega meu chamado Régis Nogueira através do site freelancer. [2]

A especificação WebSocket define uma comunicação que estabelece conexão bidirecional sobre um único soquete entre um navegador web e um servidor. Em outras palavras, há uma conexão persistente entre o cliente e o servidor e ambas as partes podem começar a enviar dados a qualquer momento. Diferentemente do HTTP que precisa estabelecer uma conexão a cada objeto requisitado pelo cliente. O uso de uma conexão persistente entre browser e servidor trás grandes vantagens como baixa latência de comunicação, por não necessitar de várias reconexões para cada objeto. Ele é projetado para ser executado em browsers e servidores web que suportem o HTML5, mas pode ser usado por qualquer cliente ou servidor de aplicativos. A API WebSocket está sendo padronizada pelo W3C [3] e o protocolo WebSocket está sendo padronizado pelo IETF [4].

A biblioteca IoT para microcontroladores TIVA C irá ainda agregar muitos outros protocolos e tecnologias como mDNS , JSON sobre Websocket , zero configuration , etc. Achamos que é uma ótima iniciativa e está disponível de graça e de forma open source! O código fonte pode ser baixado do repositório do git no seguinte endereço [5].

Para testar a biblioteca IoT existe um projeto template, que usa o compilador gcc, e que pode ser baixado no seguinte endereço [6]. E para testar a comunicação Websocket salve em seu computador a seguinte página https://www.websocket.org/echo.html. Abra a página e no campo Location coloque: ws://ip_da_placa:8088 e aperte em Connect. A partir daí é possível trocar mensagens de echo com o servidor Websocket rodando numa placa da série Tiva C como EK-TM4C1294XL [7].

websocketComm

Links e Referências

[1] http://savannah.nongnu.org/projects/lwip/
[2] https://www.freelancer.com
[3] http://dev.w3.org/html5/websockets/
[4] http://datatracker.ietf.org/doc/draft-abarth-thewebsocketprotocol/
[5] https://github.com/vinifr/iot_mcu_lib
[6] https://github.com/vinifr/iot_tiva_template
[7] http://www.ti.com/tool/ek-tm4c1294xl
http://www.html5rocks.com/pt/tutorials/websockets/basics/
https://pt.wikipedia.org/wiki/WebSocket

Translate »