Share

Tenho observado junto aos aprendizes de Desenvolvimento para WEB grandes dificuldades em exibir os resultados vindos do Banco de Dados para o Navegador Web em um conjunto de caracteres que seja compatível como nosso idioma, pt_BR, que no caso fica bem mostrado – sem problemas de acentuação – quando utilizando charset UTF-8.

Este é um problema herdado do MySQL e a solução aqui apresentada tem pode ser aplicada a este sem necessidade de nenhum ajuste; bem como vai funcionar também no Linux, Windows e provavelmente também em sistemas Mac OS, não testei neste último.

Localize em seu Sistema Operacional o arquivo de configuração do SGDB, MariaDB ou MySQL, my.cnf, no Debian GNU/Linux ele está em /etc/mysql/ e no Windows na pasta mariadb no caso de seu SGDB ser o MariaDB e na pasta mysql caso o SGDB seja o MySQL. Faça uma cópia de segurança do mesmo para eventuais necessidades. No arquivo original, o my.cnf, localize a linha que contém:

default-character-set=utf8

E comente-a, ou a exclua, em seguida acrescente as seguintes linhas abaixo da seção [mysqld]:

init_connect=’SET collation_connection = utf8_unicode_ci’

init_connect=’SET NAMES utf8′

character-set-server=utf8

collation-server=utf8_unicode_ci

skip-character-set-client-handshake

Bem espero ter ajudado a quem esteja com problema de exibição no Navegador Web em resultados vindos dos Bancos de Dados MariaDB ou MySQL no que se refere a parte de acentuação de caracteres especiais.

Translate »